Nesta estratégia de avaliação, continuo a salientar a importância do professor tomar notas a respeito das falas, procedimento esse fundamental na esfera escolar acadêmica. Na exposição de Seminário a intenção é observar quais os aspectos tematizados foram apropriados pelos alunos, avaliar quais as oportunidades foram criadas para que as informações fossem tratados pelos diferentes elementos do grupo. Postura, utilização de recursos tecnológicos, circulação na sala e possibilidade de participação de todos da sala dos novos conceitos e conteúdos.
Para uma boa apresentação do Seminário o professor deverá planejar com os seus alunos, orientando-os:
- Quando a produção for realizada em grupo é fundamental debater para que sejam tomadas decisões consensuais acerca dos múltiplos problemas que a escrita/produção oral apresentar
- discutir com outros – parceiros eventuais de trabalho - qual é o efeito que se aspira produzir nos destinatários através do texto e quais são os recursos para consegui-lo
- submeter à consideração de alguns leitores o que se escreveu ou se está escrevendo ou o que planejou para o discurso oral
- submeter à apreciação de parceiros a adequação dos recursos extra-verbais que serão utilizados em discurso oral
- conversar com colegas a respeito do que será ouvido, para procurar informações que permitam antecipação de conteúdos
- checar com colegas se interpretaram determinadas falas da mesma maneira, ou de outra forma, procurando apresentar suas posições
- compartilhar impressões a respeito do que poderá acontecer no evento, ou a respeito do que já aconteceu, refinando perspectivas, incluindo nas interpretações pessoais aspectos antes não observados
- socializar critérios de análise e apreciação de eventos de comunicação oral
- comparar duas falas de um mesmo evento procurando articular posições, temáticas apresentadas
E, por fim, elaborar questões de esclarecimento, compreendendo o momento adequado apresentá-las assim como as fórmulas de apresentação no caso de seminários entre outros comportamentos.
No uso dos Seminários, muito comuns no ambiente universitários podemos presenciar muitas vezes a concentração das tarefas num aluno diria assim como um líder, por diversos motivos, desembaraço para se apresentar, acúmulo cultural diferenciado, o que não podemos deixar acontecer como professores é a exposição pessoal única e sem a participação de todos os componentes de todos os colegas, mesmo sendo a apresentação do Seminário perfeita quanto ao conteúdo e as demais etapas da apresentação o professor deverá deixar claro quanto a participação de todos os integrantes do grupo para a avaliação ser válida.
As críticas pelos pontos fracos, jamais devem ser manifestados publicamente, mas em particular, para que o professor não iniba as iniciativas dos alunos, tolhendo a liberdade de manifestação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)




Nenhum comentário:
Postar um comentário