Primeiramente, devemos saber que ao planejar o professor tem que entender que não é apenas uma exigência pedagógica burocrática que se afasta das paredes da sala de aula.
O importante ao professor é criar, organizar o objetivo da aula de forma verdadeira e crítica, para que o que for ensinado tenha um enfoque mais significativo.
Conforme o texto proposto “Avaliação da Aprendizagem”, de Gilberto Teixeira, a avaliação permite ao professor adquirir os elementos de conhecimento que o tornem capaz de situar do modo mais correto e eficaz possível a ação de estímulo de guia ao aluno, que permita ao aluno verificar em que aspectos ele deve melhorar durante seu processo de aprendizagem.
Em seguida o mesmo texto nos mostra as 26 diretrizes de planejamento de ensino e avaliação de aprendizagem a serem adotadas por uma instituição (Pecher,1987), em busca da qualidade de ensino, mas que qualquer que seja a adaptação deverá passar pelo crivo de uma comissão ou órgão colegiado através de uma ampla discussão.
Portanto, o texto nos mostra , o mais importante para nós professores universitários adotarmos certas práticas avaliativas, como:
• Planejamento e elaboração constante das aulas;
• Avaliação que contempla a formação do aluno como um todo;
• Analisar a individualidade dos alunos, entender suas dificuldades e incentivar no percurso;
• Relação professor-aluno, participação ativa do professor estabelecendo assim a relação mediadora no processo ensino-aprendizagem;
• Diversidade nas estratégias de aula, expositivas e dialógicas.
Uma das ações mais importantes do professor atual em relação à avaliação é planejar e informar aos seus alunos os resultados que atingiram nas atividades utilizadas para verificar seu aprendizado, e o aluno estar pronto para a crítica e para a auto-avaliação, pontos estes relevantes no processo de avaliação que se volta a construção do conhecimento do aluno.
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