terça-feira, junho 08, 2010

1) Discuta e compare as avaliações do tipo Prova Oral e Prova Dissertativa quanto a quais situações elas devem ser empregadas?

Uma das modalidades de prova discursiva é a dissertativa. Segundo o texto Metodologia do Ensino Superior “A Avaliação da Aprendizagem”, o professor apresenta um tema que é desenvolvido pelo aluno, ainda segundo o texto, é muito adequada para avaliar o raciocínio lógico dos alunos, a capacidade de análise e de síntese, a organização das idéias e a clareza da expressão.
Para uma prova dissertativa, na minha opinião, o professor deverá levar em conta os conhecimentos do aluno quanto a linguagem escrita, e para decidir se as informações que se incluem no texto são as características do tema ou assunto a serem considerados, também priorizar a esquematização do texto, se o aluno planejou e releu ou então modificou enquanto se está redigindo o texto.
Ainda segundo o texto lido, as provas orais poder ser utilizadas para avaliar inúmeros itens, como: profundidade e extensão dos conhecimentos, opiniões, atitudes e habilidade de se expressar oralmente. Todavia, são recomendadas apenas para comprovar habilidades para tarefas que exijam locução, como a de entrevistador, intérprete ou defensor.
Na minha opinião, a prova oral demanda mais tempo, então a orientação do professor se torna imprescindível como tomar notar a respeito das falas, quem falou, o que falou, como falou. Ensinar também aos alunos os procedimentos como de articular os recursos auxiliares com o texto oral, para inferir e sumarizar e tomar notas dos conteúdos mais relevantes. Muito cuidado nessa modalidade de prova quanto a não interferência no professor na hora do discurso oral do aluno, para não deixá-lo exposto ao resto da sala, deixar sempre as interferências e solicitação de esclarecimentos para o fim da apresentação, uma vez que o aluno está de formando, se familiarizando com as técnicas e conteúdos apresentados. Evitando assim o constrangimento para ambos.
Também é importante salientar que nesse tipo de prova não deixa ao professor um produto concreto para que seja examinado, segundo o texto lido, em caso de dúvida, é influenciada à subjetividade do professor ao atribuir a nota, pois a aparência física, o desembaraço e a fluência verbal o aluno influenciam na apreciação do conteúdo esperado.
As diferentes estratégias de avaliação, os diferentes tipos de atividades de análise e reflexão sobre o tema/assunto do texto a ser trabalhado, devem ser articuladas o tempo todo no desenvolvimento do trabalho didático. As provas, dissertativa ou oral, devem acontecer concomitantemente pelas diferenças e necessidades de aprendizagens existentes dos alunos, assim colocadas em cada momento do seu processo de aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário