quarta-feira, novembro 18, 2009

Professor como Pesquisador

PROJETO DE INVESTIGAÇÃO
- Professor como pesquisador -



TÍTULO: A TRANSIÇÃO DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL PARA UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO


1. JUSTIFICATIVA:

Como profissional da educação da Rede Estadual lido com a preocupação dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio quanto ao ingresso à universidade em particular ao curso de Administração, o mais procurado por eles.

2. PROBLEMA DE PESQUISA:

Como evitar a infantilização dos alunos com a transposição dos métodos pedagógicos da Educação básica para um curso universitário em Administração?

3. OBJETIVOS:

Entender o comportamento do aluno perante os constantes desafios que este enfrenta na vida acadêmica.
Propor uma discussão sobre os aspectos que o leva a esse comportamento.





4. METODOLOGIA:

4.1. Caracterização:

A pesquisa caracteriza-se como exploratória, com abordagem qualitativa, e será realizada a partir dos princípios da pesquisa-ação, por sua proposta de vinculação com a prática docente universitária.
Entrevistas com alunos e professores do Ensino Médio e Ensino Superior.

4.2. Procedimentos para a pesquisa: Pesquisa Bibliográfica.

- FREIRE, Paulo, Pedagogia da Autonomia – Seberes Necessários à prática educativa – São Paulo, Brasil: Paz e Terra (coleção Leitura), 1997;
- FREIRE, Paulo, Pedagogia do Oprimido – Paz e Terra – 39º edição, 2005;
- PIMENTA, S. G. Professor: formação, identidade e trabalho docente. In PIMENTA. S. G. (Org.). São Paulo: Cortez, 1999;
- FRANCO, M. A. S., Pedagogia da Pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa, v. 31, p. 483-502, set./dez. 2005;
- Thurler, M. G. - Inovar no interior da Escola. Porto Alegre: Artmed, 2001;
- UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA MARIA- Rogério Lacaz Ruiz - O que um aluno ingressante na Universidade deve saber. http://www.unifra.br/professores
- Revista Nova Escola – Professor se forma na Escola – Antonio Nóvoa - Edição 142, de 05/2001;
- FREITAS, D- 1998 – Mudança conceitual em sala de auda: uma experiência com formação inicial de professores. Tese de Doutoramento. FEUSP
- Site de entrevistas - http://www.escola2000/org.br/comunique/entrevistas

5. SÍNTESE DOS ASPECTOS JÁ PESQUISADOS

- Paulo Freire insiste na "especificidade humana" do ensino, enquanto competência profissional e generosidade pessoal, sem autoritarismos e arrogância. Só assim, diz ele, nascerá um clima de respeito mútuo e disciplina saudável entre "a autoridade docente e as liberdades dos alunos, (...) reinventando o ser humano na aprendizagem de sua autonomia"(p.105). "prática de teoria, autoridade de liberdade, ignorância de saber, respeito ao professor de respeito aos alunos, ensinar de aprender" (pp.106-107).
- Segundo estudos da Universidade Federal de Santa Maria, convém ressaltar a preocupação das grades curriculares em sanar as dificuldades apresentadas pelos alunos ingressantes, em especial, as disciplinas iniciais (1º semestre), voltadas para o conteúdo do ensino médio e apresentadas sob o ponto de vista do “ensino superior”.
- Pesquisas sobre a busca de alternativas metodológicas para a docência do ensino superior, como ensino por módulos, por projetos etc....
- Antonio Nóvoa - Portanto, na perspectiva das relações humanas, de riqueza pessoal, da capacidade de trabalho, as expectativas quanto aos nossos alunos ingressantes são favoráveis e essas realmente é que são importantes e decisivas na formação do futuro professor e/ou pesquisador.

Maria Angela Carlovich Vicente

Nenhum comentário:

Postar um comentário