Resumo
No encontro do dia 07 de novembro foi discutido sobre a construção do currículo do Curso Superior e também do Plano de Aula dos professores.
O que significa planejar o ensino.
Palavras-chaves: Comunicação, Currículo, Ensino.
Apresentação de slides sobre Como evoluiu o Movimento de Objetivos Eduacionais:
Johan F. Herbart (1776-1903)
preparação: o mestre recorda o que a criança já sabe para que o aluno traga ao nível da consciência a massa de idéias necessárias para criar interesse pelos novos conteúdos;
apresentação: a partir do concreto, o conhecimento novo é apresentado;
assimilação: o aluno é capaz de comparar o novo com o velho, distinguindo semelhanças e diferenças;
generalização: além das experiências concretas, o aluno é capaz de abstrair, chegando a conceitos gerais, sendo que esse passo deve predominar na adolescência;
aplicação: através de exercícios, o aluno evidencia que sabe usar e aplicar aquilo que aprendeu em novos exemplos e exercícios. É deste modo, e somente deste modo, que a massa de idéias passa a ter um sentido vital, perdendo o aspecto de acumulação de informações inúteis para o indivíduo.
Herbart Spencer (1820-1903)
Autopreservação
Indiretamente relativo ao atendimento dessas necessidades
Relacionar à criação de decência
Políticas sociais
FRANKLIN BOBBIT – 1918 – The Curriculum
Eliminar objetivos que não são práticos e não possam ser avançados
Objetivos que constituam necessidades para a vida adulta
Evitar objetivos que se oponham à comunidade
Envolver a comunidade no estabelecimento
Diferenciar objetivos (Competência e Habilidades)
Sequenciar os objetivos
RALPH TYLER – 1949 – Basic principles of curriculum and instructions
1. “Que objectivos educacionais deve a escola procurar atingir?
2. Que experiências educacionais podem ser oferecidas que tenham probabilidade de alcançar esses propósitos?
3. Como organizar eficientemente essas experiências educacionais?
4. Como podemos ter a certeza de que esses objectivos estão sendo alcançados?”
Não há um currículo uniforme, por conseguinte, cada escola dará a resposta estas perguntas.Em meados do século XX, dá-se uma mudança para a incidência do currículo nos saberes científicos.
BENJAMIN BLOOM (1913-1999)
Taxionomia dos objetivos
Planos originais Taxionomia Completa
3 aspectos: cognitiva, afetiva, psicomotora
alcançados?”
ROBERT MAGER
Um dos 3 maiores expoentes em objetivos de ensino
Objetivos específicos e mensuráveis
Comportamental
Desempenho
Operacionais
A docência no Ensino Superior requer um profissional que, mediante habilidosa combinação de suas habilidades pessoais com as expectativas dos estudantes e as exigências do ambiente, seja capaz de garantir um aprendizado agradável e eficiente. Torna-se necessário, portanto, a presença em sala de aula de um profissional que sabe definir objetivos de ensino, selecionar conteúdos, escolher as estratégias de ensino mais adequadas e promover uma avaliação comprometida com a aprendizagem.
Refletir sobre como se ensina e aprende na universidade é um caminho amplo, tortuoso e cheio de incertezas. Temos que discutir e pesquisar o que vamos focar em nosso plano de ensino , são alguns dos desafios que nós iremos enfrentar.
As condições de produção de uma proposta curricular podem ser apreendidas na ordem do discurso educativo.
Maria Angela Carlovich Vicente
quinta-feira, novembro 12, 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)




Nenhum comentário:
Postar um comentário