quinta-feira, novembro 12, 2009

COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

Professor MASETTO, MARCOS TARCÍSIO

Texto 1 –
Necessidade e atualidade do debate sobre competência pedagógica e docência universitária
Texto 2
Docência universitária com profissionalismo
Texto 3
Docente do Ensino Superior atuando no processo Ensino-Aprendizagem?

RELATO:
Nos primeiros textos o autor nos mostra a crítica quanto a estrutura organizativa do ensino superior no Brasil que sempre privilegiou o domínio de conhecimentos e experiências profissionais como requisitos para a docência superior. Quem sabe para quem não sabe. Aulas expositivas, palestras.
Formação de profissionais para exercer determinada profissão – modelo francês napoleônico – profissionalizante.
Até a década de 70 nada mudou apenas na última década além da exigência do Bacharelado, Doutorado e Publicações estão também competência pedagógica => educador.
Situação Nova a Revolução das TICs Coração das Universidades são as pesquisas, produções e publicações.
Produzir e socializar o conhecimento = próprio, PCs – ONGs – Universidade Telemática, etc. Válido para professores, alunos e qualquer pessoa.
--Passador de conhecimentos está com seus dias contados. Abrir para o diálogo, outras fontes, principalmente para pesquisas. Aprender até com os alunos.
As carreiras profissionais também estão mudando = profissionais intercambiáveis.
Profissionais contextualizados e também engajados em equipes.
Currículos de formação de profissionais fazem com que as universidades saiam de si mesmas = mudanças de paradigmas curriculares.

Linhas:



PERFIL DO PROFESSOR

=> Cooparticipação = o aluno aprender com o próprio colega
=>Aprendizagem = Ensino para aprender
=> Perfil = professores sem conhecimento prático
Ideal = Multidisciplinaridade
Interdisciplinaridade (Utopia)
COMUNIDADE = Ensino e Aprendizagem se complementam.
Além disso, toda a produção de conhecimentos diz respeito também a todas as dimensões de cultura humana:

COMO TECNIA , OU MODOS DE FAZER;

COMO LOGIA , OU MODOS DE PENSAR;

COMO NOMIA , OU MODOS DE INSTITUIR RELAÇÕES;

Maria Angela Carlovich Vicente

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