PLANO DE ENSINO
Diagnóstico
O Diagnóstico tem por fim determinar, através de métodos, a natureza e as causas dos problemas educacionais.
Diagnóstico é o confronto entre o ideal traçado em a prática existente.
É uma leitura e um juízo de realidade, do mundo e da instituição.
Referências básicas para o diagnóstico escolar:
* Análise das avaliações internas.
* Avaliação das avaliações externas.
* Demanda de cursos.
* Análise do quadro escolar do ano anterior.
Diagnosticar é detectar o caráter específico da realidade da instituição e identificar as fontes dos problemas a serem superadas.
Objetivos gerais:
* correspondem a planos de longo ou médio prazo;
* expressam propósitos mais amplos acerca do papel da instituiçã e do ensino diante das exigências postas pela realidade social diante do desenvolvimento da personalidade dos alunos;
* definem as grandes linhas, perspectivas da prática educativa da sociedade brasileira, que serão depois convertidas em objetivos específicos de cada componente curricular, conforme perfil/níveis escolares e faixa etária dos alunos.
Objetivos Específicos:
* correspondem a planos de curto prazo;
* referem-se às ações concretas a realizar;
* devem ser ativos, dinâmicos e breves;
* é uma ação concreta que contém o que se pretende fazer e o para quê;
* determinar exigências e resultados esperados da atividade dos alunos, referente a conhecimentos, atitudes, habilidades e convicções cuja aquisição e desenvolvimento e desenvolvimento ocorrem no processo de transmissão/assimilação e construção do conhecimento nas disciplinas em estudo.
Conteúdos
Conteúdos conceituais relacionado a dimensão conceitual do conteúdo numa perspectiva científica, criativa, produtiva.
A dimensão procedimental do conteúdo envolve o processo ensino-aprendizagem, articulando três pólos distintos:
* a construção de uma lógica
* uma pedagogia
* uma área específica do conhecimento
A dimensão atitudinal do conteúdo está presente no cotidiano da entidade escolar, envolvendo valores, atitudes, normas, posturas que influem nas relações e interações da comunidade.
CONTEÚDOS:
* Conceituais: o que é preciso saber
* Procedimentais: o que é preciso saber fazer
* Atitudinais: os que admitem ser.
ORIENTAÇÃO Didático-metodológica
Constituem na análise das diferentes relações que ocorrem entre alunos-professores e diferentes variáveis didáticas presentes no processo de ensino-aprendizagem.
Estratégia “Arte de aplicar os meios disponíveis com vistas à consecução de objetivos específicos” ou “Arte de explorar condições favoráveis com fim de alcançar objetivos específicos”
Assim, antes de determinarmos como será realizado o ensino, por exemplo, é importante que determinemos por quê e para quê queremos ensinar.
INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO
A seleção dos instrumentos e técnicas deve considerar as competências e padrões desejados, bem como a natureza da instituição.
Algumas técnicas e instrumentos poderiam ser pensados, a saber:
* desenvolvimento de projetos;
* observação da resolução de problemas em situações simuladas a partir da realidade;
* estudos de casos;
* provas operatórias;
* portfólios;
* pesquisas.
definem as grandes linhas, perspectivas da prática educativa da sociedade brasileira, que serão depois convertidas em objetivos específicos de cada componente curricular, conforme perfil/níveis escolares e faixa etária dos alunos.
Refletir sobre como se ensina e aprende na universidade é um caminho amplo, tortuoso e cheio de incertezas. Temos que discutir e pesquisar o que vamos focar em nosso plano de ensino , são alguns dos desafios que nós iremos enfrentar.
As condições de produção de uma proposta curricular podem ser apreendidas na ordem do discurso educativo.
Maria Angela Carlovich Vicente
sexta-feira, novembro 13, 2009
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