domingo, outubro 04, 2009

PROPOSTA EDAGÓGICA DA ESCOLA
Professora Maria Angela Carlovich Vicente

PRIMEIRA PARTE - Definindo e especificando os objetivos do proposta pedagógica da escola.

a) título: RESPEITO - Trabalhar através do Estudo das Artes toda a expressão comunicativa como forma de seduzir o aluno para o conhecimento, educando para a comunicação audiovisual, possibilitando o acesso aos meios de comunicação.

b) âmbito da comunidade escolar

c) problema-foco – Negociação de conflitos em sala de aula, na relação aluno com seu colega e consigo próprio – auto-estima. Alunos desinteressados e desmotivados, professores e funcionários desanimados, falta de condições materiais, escola suja, carteiras quebradas gerando falta das mesmas. Não há diversificação de materiais ou de recursos, só o professor fala.

d) objetivos:

1.Permitir que os educandos e toda a equipe escolar possam discutir o "RESPEITO" em todas as áreas do conhecimento humano.

2.Ampliar o olhar sobre a linguagem audiovisual, aprimorar o conhecimento docente e discente, interagir ser humano e tecnologia, desmistificar o uso do recurso audiovisual, valorizar a cultura popular.

3. Inserção dos vídeos de TV nas aulas como forma de aproximar o professor dos recursos midiáticos e seus conteúdos.

4. Garantir a participação dos alunos em questões da cidadania,
criatividade e auto-estima.

5. Promover nos alunos a capacidade de leitura crítica dos meios a ser aplicada em qualquer assunto e em qualquer mídia, estarmos atentos à suas posturas diante do mundo, aos seus princípios e à sua identidade, para negociarmos com eles nossas e novas idéias.


e) obstáculos a serem superados: Falta de acesso aos meios de comunicação e resistência ao trabalho coletivo;
Problemas de relacionamento, interesse, participação e aproveitamento dos alunos; O não envolvimento de todo corpo docente e discente; Dificuldade de compreensão e interação com a rede midiática; Falhas de comunicação entre Direção / Coordenação / Professores, muitos apresentam resistência às novas iniciativas.

f) agentes envolvidos: Toda Comunidade Escolar, Diretor, Coordenador, Professores, Alunos, Membros do Conselho de Escola, Quadro de Funcionários e Funcionários contratados pela força-tarefa.





SEGUNDA PARTE Definindo e especificando a linguagem audiovisual como mediação privilegiada da proposta pedagógica -

Opção B - O projeto prevê a inclusão do audiovisual como recurso na atividade pedagógica.

a - material audiovisual a ser utilizado, e
b - justificativa para a escolha

- Jornais e Revistas: trabalhar o "Respeito" através de texto motivador para iniciar o interesse e a reflexão dos alunos, exercitando a habilidade de leitura crítica das informações, garantir os debates e a participação de todos os alunos nas questões da cidadania e auto-estima.

- Aparelho de som: trabalhar a sensibilidade através de músicas, CD’s, dinâmicas de grupo, programas educativos.

- Sala de vídeo: discussões e debates a partir programas de TV, novelas (Malhação por exemplo), de filmes em vídeo sobre o tema educação e escola.

- Máquina fotográfica: programar pesquisas de campo: registro fotográfico e entrevistas com profissionais de várias áreas na comunidade, e com pessoas com status socio-econômicos variados, preparando painéis de fotografias.

- Câmera de vídeo: produção de um vídeo com as entrevistas, a ser mostrado à toda comunidade

- Laboratório de Informática: preparar relatórios contendo toda a programação da apresentação do projeto, utilizando a sala de informática, com a produção de gráficos para melhor visualização dos dados.

c - recursos técnicos a serem utilizados, e

e - uso da produção da TV Escola :

TERCEIRA PARTE - Definindo o desenvolvimento do projeto educomunicativo

Através da mediação da professora de Educação Artística e do Professor de Filosofia e demais professores, auxiliados pela coordenação e direção, utilizar o programa da TV Escola, o espaço escolar, equipamentos e a tecnologia dos laboratórios instalados na unidade escolar, utilizando diferentes mídias, como a TV, Internet, materiais impressos, materiais de escritório, de apoio escolar, etc.

a - ações preliminares

atividades preparatórias: Na preparação das ações, é importante levar em conta as diferentes dimensões pessoais envolvidas, o aluno que vai participar, é inquieto e não vai ficar só sentado pensando e escrevendo. O importante é dosar, alternar tarefas: simples e complexas, de expressão e de reflexão, dirigidas e livres, dosando também a atuação desse aluno prevendo sua participação individual, em grupo ou para a classe como um todo.



b - ações planejadas - descrição das etapas constituídas:

- deverão incluir estudos para retomada de conteúdos e metodologias, dentro de determinados critérios, propor atividades mais coerentes com os objetivos, as ações, e mais adequadas às exigências da comunidade em que a escola está inserida.
Etapas:

l - Sensibilização para o tema: deve haver uma negociação de interesses entre a classe e os professores; nesse momento a discussão é muito importante, para cativar os alunos a realizar oprojeto.

2 - Levantamento dos interesses comuns: nesta etapa propiciar aos alunos a possibilidade de levantar os pontos que gostariam de investigar.

3 - Planejamento do que e como estudar: apresentar as questões sobre as mudanças que o projeto deseja atingir e estipular o âmbito do projeto, justificando o interesse em estudar certos assuntos.

4 - Roteiro de trabalho para cada grupo de professores, planejar ações: consiste em organizar uma diretriz para o trabalho, em elaborar um plano de intenções flexíveis e reajustáveis durante a sua realização.

5 - Seleção de dados e informações: tanto alunos e professores ficam responsáveis por buscar informações que contribuam, para responder dúvidas, conhecer fatos novos e aprofundar o tema.

6 - Organizar e preparar todo o material levantado: enquanto durar o projeto, levar os alunos a manter atualizado o mural, registrando todas as pesquisas e novidades a respeito do tema.

7 - Finalização e apresentação: a maneira de finalizar e apresentar o projeto é combinada com os professores.

8 - Avaliação do projeto: apresentar um roteiro para a avaliação:
- O que você achou do projeto?
- Analise o seu trabalho, em que poderia melhorar?
- Quais as dificuldades apresentadas?
- O que lhe ajudou este projeto?
- Qual a parte preferida do projeto?
- Quais as mudanças percebidas com a apresentação deste projeto?

interdisciplinaridade e temas:

- preservação do patrimônio - História/Geografia/Educação Artística
- respeito ao próprio corpo - prevenção doenças e gravidez precoce -
Física/Química/Biologia/Educação Física
- poluição e uso de aditivos - Biologia/Química
- ética, cidadania, relações humanas, valores - Filosofia/Sociologia
- relações familiares - Psicologia
- textos, figuras, pictórico, músicas e teatro - Português/Inglês/
Educação Artística.



c - cronograma

- uma vez definidos os objetivos, os prazos, cronogramas de atividades oferecer aos alunos subsídios para que os alunos desenvolvam o interesse e a motivação necessárias para que seja implantando o projeto.

d - Parceria

- trabalhar em HTPCs a conscientização de toda a comunidade escolar e demais funcionários da importância do projeto.
- trabalhar a transdisciplinaridade e áreas afins, promovendo a interação entre os participantes, não é só "estar junto", trocar idéias ou dividir tarefas do dia-a-dia, mas também enfrentar dificuldades e superar divergências. A diversidade de pontos de vista enriquece e amplia a visão particular. Essa relação permite questionar certezas e estabelecer negociações, articular ações.
- parcerias com Centros de Saúde, palestras preventivas, PROERD, etc.
- é necessário que se faça um esforço no sentido de traduzir ações em situações vivas, do cotidiano da sala de aula, fazendo parte do projeto as atividades de Português, Matemática, Física, Química, Biologia, Ciências, etc.

- Inclusão do projeto na proposta pedagógica do ano e no plano de gestão da escola.


QUARTA PARTE - Pensando no processo avaliativo

A avaliação do projeto se dará através da análise dos resultados por parte dos alunos, professores e funcionários, observando se os objetivos foram atendidos.

Maior respeito com a opinião do outro, interesse, interpretação crítica e contato com as linguagens audiovisuais.

Observação das mudanças positivas por meio de resultados obtidos, quando ao relacionamento, participação e aproveitamento dos alunos, provocando maior motivação.

Processo de Auto-Avaliação

- Não é preciso abrir mão de tudo para ser feliz. O que conta não é o que você faz, mas como procura realizar as metas coma alto astral.

"A EDUCAÇÃO é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade não pode fugir da discussão criadora, sob pena de ser uma farsa." Paulo Freire

- Amar o que se faz, com comprometimento e entusiasmo (essa palavra grega quer dizer "Deus está dentro de nós"). Dentro da sala de aula, não existe tática infalível. Seja flexível. Estude sempre para desenvolver novas formas de lecionar e tornar-se um profissional mais completo, será a única maneira de se lecionar e administrar com qualidade e excelência indispensáveis às exigências que o mercado vai impor de forma cada vez mais consistente. Apoixone-se pelo ensino que você oferece aos alunos.

- o acompanhamento deve ser realizado regularmente: a avaliação, enquanto crítica de percurso, é a outra dimensão do planejamento, uma vez que permite repensar criticamente o caminho que vai sendo percorrido.

"CADA ESCOLA É UMA ESCOLA”:

Todas no entanto, precisam ter boa infra-estrutura física e de pessoal, bibliotecas e laboratórios bem equipados, projeto pedagógico adequado à sua clientela, compromisso com o que fazem.
Precisam saber escolher o caminho, enfim, têm que saber de onde partem e para onde querem ir, conhecendo os pontos de partida de seus alunos, buscando trabalhar a diversidade.
Respeitam seus alunos, são comprometidos e se articulam para levar a cabo a sua tarefa.
Não se pode esperar só heroísmo e superação.
Mas cada professor tem que fazer o seu melhor, contaminando os demais, "empurrando" a escola, batalhando pela qualidade de ensino."
Educar é preparar para a liberdade. As pessoas são livres porque podem escolher. E só podem escolher quando conhecem alternativas. Sem informação não há alternativa – e, portanto, sem alternativa não há liberdade.
O bom educomunicador deve estimular a criatividade, torcendo para que seus alunos tenham suas próprias idéias. E, sobretudo, tenham a coragem e a segurança de se admitirem errados e mudarem de opinião. É nunca ouvir uma afirmação sem questioná-la. É saber acreditar e saber desconfiar. É investigar a realidade, matéria prima do meio da educação e da comunicação.


Professora Maria Angela Carlovich Vicente

Abril / 2005



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