Diretoria de Ensino da Região - Centro Sul
Escola Estadual OSWALDO CRUZ
RUA DA MOOCA, 2183 - São Paulo (SP)
Formação de gestores escolares para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação
Escola Estadual OSWALDO CRUZ
RUA DA MOOCA, 2183 - São Paulo (SP)
Formação de gestores escolares para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação
PUC - SÃO PAULO
“O conhecimento está sempre incorporado a uma pessoa,
é transportado por uma pessoa, é criado, ampliado ou
aperfeiçoado por uma pessoa, é aplicado, ensinado e
transmitido por uma pessoa é usado, bem ou mal,
por uma pessoa”
Peter Drucker
“Sociedade pós-capitalista”
“O conhecimento está sempre incorporado a uma pessoa,
é transportado por uma pessoa, é criado, ampliado ou
aperfeiçoado por uma pessoa, é aplicado, ensinado e
transmitido por uma pessoa é usado, bem ou mal,
por uma pessoa”
Peter Drucker
“Sociedade pós-capitalista”
INTRODUÇÃO
- Computadores, câmeras digitais, vídeos, CD-players, entre outros meios, estão presentes nos laboratórios de informática, bibliotecas, diretoria, secretaria, etc.
- Abre-se aos professores perspectivas de reconstruir sua prática, integrando a tecnologia no processo ensino e aprendizagem fornecendo aos alunos uma “formação condizente” com algumas “necessidades” da sociedade atual.
- Cabe à nós gestores escolar orientar e conscientizar sobre como utilizar as tecnologias de informação para organizar as tarefas diárias, auxiliar os registros e sistematização das informações, o que nos favorece a gestão participativa e as decisões compartilhadas.
A FORÇA DA PALAVRA
“Ivani Fazenda”
No texto a autora ressalta o poder da palavra como uma “força avassaladora” tanto ela pode potencializar a fala, assim como pode aniquilar provocando o silêncio e não o silêncio construtivo, mas o silêncio que massacra mentes e almas.
Mensagens quando produzidas precisamos ser cautelosos, é necessário “parar para refletir” a intencionalidade do que desejamos dizer.
A palavra tem o poder de conclamar, seduzir, engrandecer, solidarizar-se, da mesma forma ela pode embotar, congelar, dissipar e minar talentos, possibilidades.
A utilização de metáforas pode tornar-se referência, pode gerar pesquisa, pode contribuir na construção do conhecimento. Expressar-se significa potencialmente comunicar-se. Ao expressar amorasamente comunicamos, convidamos ao diálogo.
FUNÇÕES E PAPÉIS DA TECNOLOGIA
“Alexandre Thomaz Vieira”
O texto relata os vários benefícios que a tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o aluno.
Para serem gerados novos conhecimentos faz-se necessário realizar ações sobre as informações disponíveis em um dado momento e contexto.
“A criação de ambientes informatizados na organização para apoio do conhecimento deverá considerar os processos pelos quais são feitas as trocas de informação e a cultura de colaboração existente. Organizações inteiramente muito competitivas ou que apresentem um elevado grau de isolamento entre os funcionários, terão mais dificuldade de criar um ambiente de troca. A prática de trabalho dos professores, geralmente isolada nas salas de aula, dificulta a criação de uma cultura de colaboração. Por isso, há necessidade do gestor planejar a existência de momentos de troca de experiências entre professores e funcionários.”
O texto nos apresenta uma interessante tabela que mostra alguns dos principais pontos, os quais estão divididos em três fases relevantes:
1) criação do contexto para TI; -
2) desenho de sistemas de TI;
3) instalação do sistema de TI que vai ser utilizado.
Com três Ingredientes-Chave: Alinhamento, Comprometimento e Domínio.
O quadro resume os principais pontos e fases a serem considerados durante um processo de implementação de novas tecnologias nas organizações. Quanto maior o projeto, maior a necessidade de estudo e planejamento por parte de seus responsáveis, principalmente de seus gestores, cuja sinalização é fundamental para que o projeto seja efetivamente aceito.
ESCOLAS APRENDEM COMA TECNOLOGIA
“Elaine Lima”
O texto nos relata a experiência do olhar sobre o processo de apropriação de três escolas estaduais da Zona Norte da Capital (Lima,2002).
Descreve os dador levantados que foram analisados sob três diferentes ângulos:
- Histórico de cada uma das escolas;
- Posicionamento de atores diretamente envolvidos no processo (alunos, professores, coordenadores, diretores e vice-diretores)
- Questões emergentes.
Descreveu-se, por fim,o processo de apropriação das Tecnologias de Informação e comunicação – TIC -, tal como pôde ser observado nos três casos.
O que observa no texto com as essas experiências, parece-nos estar acontecendo o mesmo em nossas escolas.
No ambiente de troca nós gestores temos papel fundamental na criação de um ambiente de troca, uma cultura de colaboração, o gestor tem em mãos a oportunidade de exercer um papel educativo excepcional, no momento em que se propõe a inovação tecnológica à escola, ele poderá utilizar-se do conflito estabelecido para potencializar esse momento de aprendizagem coletiva. Ou seja,ode ser um agente de promoção da aprendizagem organizacional.
Maria Angela Carlovich Vicente
- Professora Coordenadora -




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