domingo, maio 02, 2010

TECNOLOGIA APLICADA AO ENSINO

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO – UNINOVE
Profª RENATA KELLY DA SILVA

PLANO DE AÇÃO

TEMA

O Uso da Tecnologia na Educação sob a Visão dos Professores

PÚBLICO ALVO

Alunos do Ensino Fundamental


OBJETIVOS


Fazer com que o aluno aprenda de maneira significativa.

Ampliar o olhar sobre a linguagem dos computadores.

Inserir vídeos de TV nas aulas como forma de aproximar o professor dos recursos midiáticos e seus conteúdos.

JUSTIFICATIVA

Fazer com que os alunos tenham um aprendizado significativo e com mais qualidade.

PROCEDIMENTO

Apresentação do vídeo, aplicação de jogos para fixação do conteúdo, trabalho em grupos.

RECURSOS


- DVD player para apresentação de filme sobre o tema.

- Máquina fotográfica para registrar momentos da aula.

- Câmera de vídeo para a produção de um vídeo com as atividades, a ser mostrado à toda comunidade escolar.

- Laboratório de Informática para que os realizem as atividades da aula, exercícios de fixação e a avaliação.

Atividades Preparatórias:


Na preparação das ações, é importante levar em conta as diferentes dimensões pessoais envolvidas, o aluno que vai participar, é inquieto e não vai ficar só sentado pensando e escrevendo. O importante é dosar, alternar tarefas: simples e complexas, de expressão e de reflexão, dirigidas e livres, dosando também a atuação desse aluno prevendo sua participação individual, em grupo ou para a classe como um todo.



AÇÕES PLANEJADAS

l - Sensibilização para o tema: deve haver uma negociação de interesses entre a classe e o professor; nesse momento a discussão é muito importante, para cativar os alunos a realizar o objetivo a ser alcançada na aula.

2 - Levantamento dos interesses comuns: nesta etapa propiciar aos alunos a possibilidade de levantar os pontos que teriam que concretizar.

3 - Seleção de dados e informações: tanto alunos e professores ficam responsáveis por buscar informações que contribuam, para responder dúvidas, conhecer fatos novos e aprofundar o tema.


AVALIAÇÃO

Testes e-learning, cada aluno fará a prova no próprio computador, sendo necessário apenas entrar com o nome do usuário.

O professor necessita ter uma visão mais ampla, as escolas devem abrir espaços para a discussão de novas estratégias para as aulas, utilizando novas tecnologias. As estratégias aliadas as tecnologias devem ser desenvolvidas dentro da escola com a participação interdisciplinar, propiciando aos alunos uma vivência que se tornará inesquecível e possibilitará que a aplicação do aprendizado em atividades do seu dia-a-dia, seja nos trabalhos escolares ou em outros contextos relevantes para sua vida, articulando o conhecimento da informática numa perspectiva transdisciplinar.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Ø VALENTE, José Armando, Por Quê o Computador na Educação?


Ø MORAN, José Manuel, Educação e Tecnologias: Mudar para valer!


Ø ALMEIDA,Maria Elizabeth Bianconcini de, Tecnologias na Educação: dos caminhos trilhados aos atuais desafios


Ø KENSKI, Vani Moreira, Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação


Ø MASETTO, Marcos T, Competências Pedagógica do Professor Universitário – Summus, 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário