MÉTODOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Método Científico
A ciência tem como objetivo fundamental chegar à veracidade dos fatos.
Para que o conhecimento possa ser considerado científico, torna-se necessário identificar as operações mentais e técnicas que possibilitam a sua verificação, determinar o método que possibilitou chegar a esse conhecimento.
Pode-se definir método como o caminho para se chegar a determinado fim. E método científico como conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adotados para se atingir o conhecimento.
Os métodos são classificados em dois grandes grupos: o dos que proporcionam as bases lógicas da investigação científica e o dos que esclarecem acerca dos procedimentos técnicos que poderão ser utilizados.
No grupo dos métodos que proporcionam as bases lógicas da investigação, podem ser incluídos os métodos: dedutivo: parte do geram e a seguir desce ao particular, indutivo: parte do particular e coloca a generalização de um produto posterior do trabalho de coleta de dados particulares, hipotético-dedutivo: a partir das críticas à indução, Popper, e é o de que a indução cai invariavelmente no apriorismo, a indução parte de uma coerência metodológica porque é justificada dedutivamente, dialético; bastante antigo, Platão utilizou-o no sentido de arte do diálogo, a concepção moderna de dialética fundamenta-se em Hegel, a lógica é a história da humanidade seguem uma trajetória dialética, nas quais as contradições se transcendem, mas dão origem a novas contradições que passam a requerer solução, fenomenológico: propõe-se a estabelecer uma base segura, liberta de proposições, para todas as ciências, para Husseri as certezas positivas que permeia o discurso das ciências empíricas são “ingênuas”, a suprema fonte de todas as afirmações racionais é a “consciência doadora imaginária”.
Métodos que indicam os meios técnicos da investigação
Estes métodos têm por objetivo proporcionar ao investigador os meios técnicos para garantir a objetividade e a precisão no estudo dos fatos.
Os métodos específicos mais adotados nas ciências sociais são: o experimental, consiste essencialmente em submeter os objetos de estudo à influência de certas variáveis, em condições controladas e conhecidas pelo investigador, para observar os resultados que as variáveis produz no objeto, o observacional: é um dos mais utilizados nas ciências sociais, considerado o mais primitivo e o mais impreciso, o comparativo: procede pela investigação de indivíduos, classes, fenômenos ou fatos, com vistas a ressaltar as diferenças e similaridades entre eles, ampla utilização nas ciências sociais, o estatístico: fundamenta-se na teoria da estatística da probabilidade e constitui importante auxílio para a investigação das ciências sociais, o clínico: apóia-se numa relação profunda entre pesquisadores e pesquisado, utilizado principalmente na pesquisa psicológica, o monográfico: parte do princípio de que o estudo de um caso em profundidade pode ser considerado representativo de muitos outros ou mesmo de todos os casos semelhantes.
Quadros de referência
Teorias e quadros de referência
As teorias desempenham importante papel metodológico na pesquisa. De acordo com Popper, as teorias são “redes estendidas para capturar o que chamamos “o mundo”, para racionalizá-lo, explicá-lo e dominá-lo”.
Funcionalismo
È uma corrente das ciências humanas que enfatiza as relações e o ajustamento entre os diversos componentes de uma cultura ou sociedade. Os homens têm necessidades contínuas como uma conseqüência de sua composição biológica e psíquica, então essas necessidades básicas irão requerer formações sociais que satisfação efetivamente tais necessidades.
O funcionalismo sofre algumas restrições, em virtude de estar identificado, em suas origens, com ideologias conservadoras.
Para Florestam Fernandes, as críticas dessa natureza ao funcionalismo se justificam porque:
“uma valorização construtiva do uso científico desse método não impede a adesão dos
Sociólogos, seja a ideologia compósitas (como o ‘terceiro caminho’ liberal socialista, de Mannheim), seja a ideologia socialista.”
Estruturalismo
O termo é utilizado para designar as correntes de pensamento que recorrem à noção de estrutura para explicar a realidade e todos os seus níveis.
Compreensão
Max Weber opõe-se à utilização dos métodos das ciências naturais no estudo da sociedade, propondo em seu lugar a apreensão empática do sentido finalista de uma ação parcial ou inteiramente oriunda de motivações irracionais. A idéia básica de Weber, é a ação em que, segundo sua famosa definição “está incluído todo o comportamento humano à medida que o ator lhe atribui significado subjetivo. A compreensão por sua vez, refere-se ao sentido visado subjetivamente por atores, no curso de uma atividade concreta.
Materialismo histórico
O materialismo histórico fundamenta-se no método dialético e suas bases foram também definidas por Marx e Engels.
A produção e o intercâmbio de seus produtos constituem a base de toda a ordem social. A estrutura econômica (ou infra-estrutura) é a base sobre a qual se ergue uma superestrutura jurídica e política, à qual correspondem determinadas formas de consciência social ou ideológica.
Etnometodologia
Foi definida pór Harold Garfinkel como a “ciência dos etnométodos”, isto é, por procedimentos que constituem o “raciocínio sociológico prático”.
APONTAMENTOS CRÍTICOS
Após a leitura dos dois textos sugeridos “A identidade das Pesquisas Qualitativas” e “Métodos e Técnicas de Pesquisa Social”, quero fazer uma comparação de apontamentos.
No texto de Brito e Leonardos, as autoras definem a metodologia da pesquisa qualitativa como o caminho do pensamento a ser seguido, uma garantia de confiabilidade que passa necessariamente por explicitação de relações existentes entre os procedimentos adotados. Ocupa um lugar central na teoria e trata basicamente do conjunto de técnicas a ser adotada para construir uma realidade.
A pesquisa qualitativa é uma atividade da ciência, que visa a construção da realidade, mas que se preocupa com as ciências sociais em um nível de realidade que não pode ser quantificado, trabalhando com o universo de crenças, valores, significados e outros construto profundos das relações que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis.
As autoras nos apresentam um quadro no qual expressam a importância da ponderação da subjetividade existente em todas as pesquisas, ressaltando as posições nocionais - objeto/ sujeito e agente/ator como se essas posições se seguissem de maneira paralela e teleológica.
Quanto a Literatura Científica e a Comunidade Científica no outro vértice do quadro triângulo as autoras pontuam a postura de um pesquisador e informam também que os órgãos científicos brasileiros “tomam como indicador básico de eficiência de um cientista o número de livros e artigos já publicados”.
No artigo de Gil, o autor nos revela Os Métodos e Técnicas da Pesquisa Social, texto didático, onde é esclarecido os métodos para uma pesquisa, os métodos que nos indicam os meios técnicos de uma pesquisa, compara Sociológos, como Florestam Fernandes, Mannheim , Max Weber, Marx, Engels e Garfinkel, e todas suas teorias que desempenham papel tecnológico importante na pesquisa.
Para uma boa pesquisa e para que um conhecimento possa ser considerado cientifico a importância abordada nos dois textos sugeridos, existem operações mentais e também técnicas que possibilitam a determinar o método que possibilitou chegar a esse conhecimento.
Os textos nos levam ao pensamento da investigação científica, ou pesquisa social, com métodos e teorias de referências, os quais embasam também o trabalho de pesquisa.
Os métodos apresentados pelos autores possibilitam ao investigador o Vicentes meios técnicos para garantir objetividade, que é o mais importante, e a precisão dos fatos.
Num trabalho a pesquisa deve obter levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram (ou tem) experiências práticas com o problema pesquisado e análise de exemplos que estimulem a compreensão. Possui ainda a finalidade básica de desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias para a formulação de abordagens posteriores.
Nos textos lidos temos como referência de um lado o Esquema de Descrição do Processo de Pesquisa, o três vértices do Triângulo, e do outro lado Métodos e Técnicas que nos dão a noção exata de como procedermos para nos iniciar como Pesquisadores, Produtores de Investigações e posteriormente em Publicação de Artigos.
Agora vamos praticar a Pesquisa Bibliográfica, na visita à Biblioteca da Faculdade de Educação da USP e também na Biblioteca da UNINOVE – Campus Vergueiro.
UNINOVE - Campus Vergueiro
Maria Angela Carlovich Vicente
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Profª Isabel Cristina Buccini
segunda-feira, maio 17, 2010
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