segunda-feira, março 01, 2010

Os diferentes conceitos de Ensino/Aprendizagem. Estratégias Didáticas de Ensino.

 Ementa: Os diferentes conceitos de Ensino/Aprendizagem. Estratégias Didáticas de Ensino. Políticas Públicas de Ensino Superior no Brasil. Qualidade da Educação Superior no Brasil.

Objetivos
► Contribuir para o profissional da Educação Superior analisar as concepções de ensino/aprendizagem da educação superior, com vistas à formação de profissionais críticos e éticos.
► Despertar emoções na sala de aula, provocar os alunos com situações e levá-los à ação.
Objetivos específicos
→ Analisar os diferentes conceitos de ensino/aprendizagem.
→ Compreender as concepções de qualidade da educação superior.
→ Auxiliar o professor a planejar suas aulas e escolher melhor as atividades para sua turma.

Conteúdo
 I – Concepções pedagógicas que orientam a prática educativa.
 1.1. Discussão das questões sociais, compreender as ideologias e intenções do papel do professor.
 1.2. Formação continuada dos educadores.
 1.3. Qualidade na Educação Superior - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES

Metodologia
→ Estabelecer conexões claras entre o tema a ser apresentado e se possível, interagir no dia-a-dia da vida de cada aluno
→ Trazer questões sobre as quais ele possa dar sua opinião
→ Discussão em grupos e socialização
→ Mudar as disposições das carteiras quando a atividade permitir



Procedimentos de Ensino
No início da aula serão explicadas as situações / problemas vivenciados pelo professor no dia-a-dia, buscando assim provocar o futuro professor.
◘ Aula expositiva dialogada
◘ Discussão
◘ Seminários
◘ Estudo de Caso

Recursos de Ensino
 ◘ Data-Show
 ◘ Lousa e Giz
 ◘ Livros/Textos
 ◘ Situações problemas
 ◘ Vídeos “motivação professor”
 ◘ Pesquisas / Internet
Avaliação
→ Autoavaliação
→ Observação Direta com questões direcionadas a serem entregues individualmente/duplas/grupos
→ Participação nas Atividades em grupo
→ Relato Pessoal / Estudo de caso - com relatórios a serem entregues
→ Exercícios avaliativos


Referências Bibiográficas
Bibliografia
NÓVOA, Antonio. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Teoria & Educação, n.4, 1991.
SAVIANI, D. História das Idéias Pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
ARRUDA, José Ricardo Campelo. Políticas e Indicadores da Qualidade na Educação Superior. Rio de Janeiro. Dunya. 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário